A visão de um discipulado muito profundo

coracaoÀ medida que o discipulador tem três níveis de discipulado bem definidos, ele tem que se conscientizar de uma forma: Há necessidade de investir muito tempo nos seus discípulos do Nível nº 01. Para que isto se torne realidade, é importante que ele tenha cuidado de não se exceder no número de discípulos a ponto de não poder dar muita atenção a cada um.

A convivência se torna algo muito precioso neste nível de discipulado. Ele deve praticar o “Fator Barnabé”, brincar, orar, comer, fazer visitas e aconselhamento junto com seus discípulos.

Os discípulos se tornam parte da Família do discipulador. A casa do discipulador também é deles. O discipulador os considera como filhos. Eles, por sua vez, o consideram como pai. O relacionamento se torna tão precioso que eles se tornam profundamente íntimos – confiando um no outro, e se defendendo mutuamente.

Além do discipulado um a um (MDA), é importante que o discipulador se reúna com seus discípulos do Nível Nº01 também em grupo. Como já foi mencionado aqui, este Grupo de Discipulado é chamado de GD.

Existe uma dinâmica no GD que se torna muito complementar no trabalho do discipulador com seus discípulos. Ao ouvir outros discípulos no GD “se abrirem” e contarem experiência, o discípulo é grandemente edificado. Às vezes, o discipulador tem algumas verdades, estratégias, ou mesmo avisos, que aplicam a todos os seus discípulos. Essas coisas podem ser relatadas no GD e assim, muito tempo é economizado. Desta forma, ele não tem que repetir a mesma coisa em cada reunião do MDA individual.

O GD, então, assim como o MDA, se torna indispensável em um discipulado profundo. Relacionamentos sólidos e duradouros são cultivados, e vidas realmente são transformadas. É impressionante como o discipulado funciona para lapidar a personalidade, mudar o caráter e trazer restauração permanente para o discípulo.

O ideal, então, é que o discipulador se reúna uma vez por semana no MDA (um a um) com seu discípulo, e uma vez por semana no GD (com todos os seus discípulos juntos). O GD, o MDA, e a convivência de “Família” são fatores que ajudam tremendamente quem estiver interessado em cultivar um discipulado profundo.

3D Livro Discipulado Facil

 

Extraído do Livro “Discipulado Fácil” – Elvis Oliveira, Editora Premius, 2010.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos