As duas maiores responsabilidades do líder de célula na prática (Parte 2)

preto-e-brancoAgora, como garantir que todo mundo está sendo bem discipulado?

  • Você deve ser um modelo de discípulo. Antes de você querer ensinar, você deve aprender. Saiba que suas palavras podem convencer, mas o seu exemplo irá arrastar multidões. Os seus liderados devem perceber claramente que você ama ser discipulado(a), que você honra a vida do seu/sua discipulador(a) e que reconhece com gratidão os benefícios do discipulado na sua vida.
  • Faça um pente fino na sua célula (entrevistas individuais). A melhor forma de você saber se alguém está bem, feliz e satisfeito é perguntando diretamente para a pessoa. Então, como um bom pastor, procure saber como está o estado das tuas ovelhas (Pv 27.23). Não faça isso como um interrogatório procurando culpados, mas com uma conversa amigável, como alguém que se importa e que, por amar aquela pessoa, quer garantir que ela está sendo bem cuidada.
  • Faça relatórios com os nomes das pessoas e seus discipuladores. Faça planilhas, escreva na sua agenda, coloque no seu e-mail, no seu celular, num papel ou cartolina, não importa como, mas faça de uma forma que você possa organizar e visualizar “quem é discípulo de quem” na sua célula. Assim dessa forma você pode até mesmo visualizar quem são as pessoas que precisam ser discipuladas e quem são as pessoas que podem ser os discipuladores em potencial. Dica: esse relatório pode ser a mesma folha que você usará no seu TSD para orar pela sua célula.
  • Fale sobre a visão de discipulado na célula. Sempre na sua célula você deve separar 5 minutos para falar da visão. Em um desses momentos aproveite para falar sobre o que é e os benefícios que temos pra nossas vidas através do discipulado. Você também pode, uma vez por mês, pedir a alguém para contar o seu testemunho sobre a importância do discipulado na sua vida.
  • Acompanhe o processo de crescimento de cada membro de perto. Você deve acompanhar bem de perto todos, sabendo que cada pessoa tem um ritmo diferente, mas todos devem caminhar no mesmo propósito e passar pelo mesmo processo até Cristo ser formado em cada um. Atenção! Sempre tenha um cuidado especial com os novos convertidos e providencie um(a) discipulador(a) o mais rápido possível para cada pessoa.

Tenha certeza de algo: Deus quer usar sua vida querido líder e se tão somente Ele ver o amor que você tem pelas almas e o cuidado que você tem com a sua célula, você pode ter certeza que Ele mesmo fará questão que você cuide de mais e mais pessoas, pois Ele confiará em você. Faça seu trabalho com muito zelo e amor sabendo que tudo o que você fizer não será em vão e Deus te honrará fazendo sua célula crescer e multiplicar.

Leia também a Primeira Parte dessa série

unnamed

Adeilson Lages é natural de Santarém, graduado em Administração, casado com Michele Lages, juntos são Pastores de Distrito e integrantes do Ministério de Louvor da Igreja da Paz de Fortaleza.