Campeões fora de forma

mulher-correndoCampeão não é aquele que não sente dores, nunca erra ou nunca tropeça. Um campeão é alguém que mesmo com limitações, luta para superar cada uma delas, e persevera. Devemos perseverar em mostrar o amor de Deus em toda e qualquer circunstância. Mesmo caindo e tropeçando, um campeão se levanta e avança.

Como seguidores de Cristo não estamos imunes ao conflito, por isso precisamos aprender a resolver nossas desavenças de maneira que honre ao Senhor. E em assim fazendo, estaremos manifestando a graça e a bondade do Senhor, evidenciando o Seu amor.

Dizem que as “brigas nas igrejas geram os piores conflitos”, talvez porque ocorram entre pessoas que professam a fé na unidade e no amor. Muitos cristão foram tão feridos por um irmão na fé, que saíram da igreja e jamais retornaram.

Evódia e Síntique, como duas conceituadas mulheres macedônias, tinham grande destaque na igreja cristã de Filipos. Elas eram conhecidas por terem forte personalidade, e a desavença entre ambas quebrava a harmonia e o bem-estar daquela comunidade a quem Paulo ministrava, por assim dizer, o dom da alegria, do gozo e do regozijo redobrado. Curiosamente, não se tem pista do que realmente acontecia entre Evódia e Síntique. Também, fosse qual fosse a querela, como se sabe, diante da cruz de Cristo ninguém tem razão em nutrir contendas. Certamente, estava havendo uma ferrenha disputa que afetava a igreja local e suas lideranças, já que comportamentos assim criam partidarismo e afetam as pessoas próximas.

A leitura pública de uma carta vinda das mão de um homem de Deus com o caráter do apóstolo certamente poderia provocar o afastamento de ambas por iniciativa própria, pois ficariam envergonhadas – ou elas, por si mesmas, tomariam a posição de obedecer ao que Paulo estava sugerindo, e fariam a alegria dele, com o seu santo e reto procedimento diante dos fatos.

É interessante que as duas têm nomes muito lindos. Por “lindos” quero dizer o seu significado original, não como eles soam em português. Eu cuido de uma grande igreja, com muitas pessoas e nomes os mais variados, mas não me lembro de ter conhecido irmãs com esses nomes na igreja, nunca. O nome Evódia, no original grego, significa “ir bem”, “prosperar”, “fazer uma boa jornada”. Por sua vez, Síntique, que também é um nome grego, significa “afortunada”.

Apesar do significado tão forte e tão sugestivo de seus nomes, as duas irmãs não estavam caminhando na realidade de quem elas eram. Viviam na pobreza espiritual da falta de amor e perdão. Essas duas irmãs na fé estavam contribuindo para uma possível instabilidade da harmonia familiar dos irmãos filipenses.

3D Amor - O Caminho Mais Excelente
Extraído do Livro “Amor: O caminho mais excelente” – Abe Huber, MDA Publicações, 2013.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

, Artigos

Artigos do seu Interesse