Características de Líderes Exemplares

5Essas características são aplicáveis a líderes de todas as idades, e que trabalham com todos os públicos. Servem para professores de crianças, mas servem para pastores, missionários, empresários, pais e mães. Qualquer pessoa em posição de liderança receberá lições e desafios preciosos com a leitura e aplicação desses princípios.

1.ELES COMEÇAM COM A DETERMINAÇÃO DE TERMINAR BEM
Os líderes que estão indo bem por longo tempo não chegaram lá por acidente. Em vez disso, eles decidiram de antemão que eles vão correr a corrida com o objetivo final em mente. Eles estabelecem limites apropriados para manter a sua integridade, e eles continuamente se forçam a melhorar.

2. ELES SEMPRE TÊM UMA VISÃO MAIOR DO QUE ELES MESMOS
Apesar da sua idade, esses líderes não se contentam em andar em modo de manutenção. Sua visão é tão grande que é do “tamanho de Deus”, em termos teológicos, que relaxar faz pouco sentido, enquanto ainda há muito a ser realizado. Esses líderes também não querem falhar moralmente ou eticamente; a sua tarefa é importante demais para deixar que isso aconteça.

3. ELES CUIDAM DE SI MESMOS ESPIRITUALMENTE
Sabemos que este ponto pode soar um clichê, mas não deixa de ser válido. Estes líderes entendem que o que fazem por trás dos bastidores importa muito. Eles leem as Escrituras, oram, estudam, adoram, têm comunhão – e lideram como resultado de sua caminhada com Deus.

4. ELES CUIDAM DE SI MESMOS FISICAMENTE
Mais uma vez, este ponto é óbvio, mas significativo. Os líderes de longa duração que conhecemos se alimentam corretamente, fazem exercícios regulares e dormem bem. Eles não podem evitar o efeito do envelhecimento, mas eles não contribuem para uma saúde deficiente ao tomar decisões ruins. Muitos de nós temos muito a aprender aqui.

5. ELES INVESTEM EM SUAS FAMÍLIAS
As experiências de muito de nós revelam um padrão comum: líderes que permanecem são bons esposos e pais. Eles trabalham duro em sua profissão, mas não à custa de sua família. Na verdade, seus relacionamentos os mantém focados; nada que eles ganhem com o seu trabalho é tão importante quanto seus entes queridos, e não vale a pena prejudicá-los por nada.

6. ELES TRATAM BEM AS PESSOAS
De maneira simples e direta, esses líderes são pessoas agradáveis. Eles respeitam os outros, incluindo aqueles que discordam deles. Eles raramente são rudes ou impacientes. Um longo histórico de relacionamentos fortes e saudáveis lhes dão credibilidade, por estarem eles liderando ao longo de muitos anos. Alguns desses líderes são tão gentis que nunca ouvimos uma palavra negativa acerca deles.

7. ELES COMPARTILHAM A CARGA DE TRABALHO
Esses líderes delegam bem, sem fugir da sua responsabilidade de liderar através da influência e de passar a visão. Eles aprenderam que falhar em compartilhar o trabalho não é apenas cansativo, mas também é arrogante. Na verdade, não é nada mais do que a idolatria de si mesmo.

8. ELES NÃO DEIXAM O DESÂNIMO TOMAR CONTA
Não é que eles não fiquem desanimados, é só que eles não ficam afundados nessa emoção. Eles lidam com os fogos do conflito antes de serem consumidos. Eles não gostam de fracasso, mas eles sabem que o fracasso raramente é o fim da história. Os discipuladores e outros parceiros de prestação de contas têm permissão para desafiá-los quando eles parecem emocionalmente para baixo.

9. ELES TÊM AMIGOS GENUÍNOS
Suas amizades podem não ser numerosas, mas elas são, sem sombra de dúvidas, muito reais. Por terem amigos, esses líderes sabem que eles sempre têm um sistema de apoio. Independentemente de quais desafios de liderança eles enfrentem, eles sabem que não estão sozinhos.

10. ELES APRENDERAM A RIR
Alguns dos melhores líderes de longo prazo são também aqueles que riem mais facilmente. De alguma forma, eles são muito sérios, mas sem se tornarem sisudos ou amargos. Eles podem deixar seus seguidores à vontade, mesmo quando eles lançam uma visão com implicações de mudança de vida.

Em conclusão, uma boa liderança não se alcança com facilidade. Ela requer muita paciência e características especiais. Portanto, resumindo os passos acima, podemos dizer com três palavras que os traços mais importantes são a competência, coerência e caráter. Consequentemente, uma boa liderança não pode ser concedida em universidades e palestras formais, mas ela vem com a experiência.

revista mda 2

 

Extraído da Revista MDA, Ano 1 – Nº 02/2013

Contatos: assinatura@revistamda.com

comercial@revistamda.com

Adquira já a Revista MDA, clicando na imagem.

, Artigos

Artigos do seu Interesse