Como motivar uma célula desanimada?

Aprenda a motivar uma célula desanimadaEste é um assunto que tem “assombrado” muitos líderes e supervisores. O que fazer para motivar uma célula desanimada?

A primeira coisa que precisa ser avaliada é o motivo pela qual esta célula desanimou. Há uma grande probabilidade do líder desta célula não ter desenvolvido uma liderança que motivasse e encorajasse os membros.

O que fazer para não desanimar uma célula?

Para que isto não aconteça, existem algumas atitudes simples por parte do líder que fazem com que o grupo se sinta continuamente motivado, por exemplo:

  1. O elogio. O líder precisa estar sempre elogiando as pessoas da célula. Ainda que algumas coisas não estejam funcionando muito bem, sempre existem coisas que se pode elogiar e este deve sempre ser o foco do líder. É preciso que se mantenha o hábito de elogiar as pessoas individualmente. Um grande líder disse, certa vez – “O elogio é como o oxigênio para a alma” – Por isso, o líder que quer manter a sua célula motivada, precisa elogiar cada membro sempre que puder. O que se deve elogiar? A forma que se louva, que se ora ou com que se recepciona as pessoas, por exemplo. Enfim, o importante é ser um elogio verdadeiro e sincero.
  2. A gratidão. Um líder que agradece aos membros por escolherem fazer parte da sua célula ganha, automaticamente, o coração deles. É preciso que o líder esteja buscando oportunidades de agradecer. Pode-se agradecer pela amizade de cada ou pela presença deles na reunião, por exemplo. Quando o líder tem o hábito de praticar a gratidão, ele está sempre injetando motivação nas pessoas. Desta forma, elas percebem que não estão ali como apenas mais um na estatística; antes, que fazem parte de um projeto. Quando os membros percebem que o líder enxerga a importância de cada um, a motivação será constante entre eles. É preciso que o líder seja capaz de reconhecer e agradecer a importância de cada membro da sua célula, pois isso faz com que eles busquem crescer e com que estejam sempre animados.
  3. Maximizando as virtudes. Não basta apenas que o líder reconheça a virtude dos membros da célula, é preciso que o líder destaque e coloque em evidência virtudes específicas dos membros. Evidenciar um ponto positivo vai além de simplesmente elogiar. É preciso que em cada reunião, os irmãos sejam cheios de palavras positivas que maximizem os seus pontos positivos. Esta estratégia tem o poder de mantê-los encorajados.
  4. Comemorando os resultados. O líder precisa estar sempre atento aos bons resultados obtidos. Após cada projeto, comemore os bons resultados que o grupo teve por menores que possam parecer. O que acontece muito é o desânimo devido à falta de comemoração pelos resultados obtidos. A comemoração é indispensável para que o grupo se mantenha animado. O líder precisa vibrar e se alegrar com o grupo a cada pequeno resultado positivo. Uma pergunta chave que todo líder precisa se fazer é – “Há quanto tempo a célula não se reúne apenas para que celebrem juntos os bons resultados, o encerramento de projetos ou o retorno de um Encontro com Deus onde pessoas se renderam a Jesus, por exemplo?” – As comemorações trazem motivação, não só aos que já fazem parte do grupo, como, também, aos que estão chegando.
  5. “Uma carta para você”. Em tempos onde tudo é digital ou virtual, uma carta individual, escrita de próprio punho pelo líder da célula, tem um poder sobrenatural. Nesta carta, os pontos importantes devem ser o nome do membro, quais são as expectativas pessoais do líder para com este membro e o quanto o líder acredita no seu potencial, por exemplo. O membro precisa saber o quanto ele é importante para o Reino de Deus e para o líder, que pode contar com o seu líder e que o seu líder está sempre orando e intercedendo por ele e por sua família. A carta precisa ser entregue em mãos e precisa vir acompanhada com palavras positivas de encorajamento e motivação, como por exemplo – “Eu quero que você saiba o quanto você é importante para nós desta célula e que contamos com você para, juntos, avançarmos como Reino.” – Esta atitude tem um poder de levantar todo e qualquer grupo.

Concluindo

Tão importante quanto as estratégias de motivar uma célula desanimada é fazer com que elas sejam uma constante na célula. O “oxigênio” precisa estar sempre presente para que o fogo continue a queimar. Por isso, o líder de sucesso é aquele que consegue fazer da sua liderança um estilo de vida.

É possível também contagiar suas células através da liderança. Confira aqui para aprender sobre esse método.

Sobre o autor: , é líder do Ministério Unção do Crescimento, em Maricá, Rio de Janeiro, o pastor Bruno Monteiro é também coordenador estadual da Visão MDA, além de escritor e conferencista.