Conformados ao padrão do individualismo

10334393_832430946785238_1544792819331728550_nBob Dylan escreveu uma canção premiada em 1979, chamada Gotta Serve Somebody. O refrão diz:

Você vai ter que servir a alguém, sim , com certeza
Você vai ter que servir a alguém
Bem, pode ser o diabo ou pode ser o Senhor.
Mas você vai ter que servir a alguém.

Você vai ter que servir a alguém. Isso é verdade. Todo mundo é um discípulo de alguém ou de algo. Alguns são discípulos do liberalismo, ou do conservadorismo, ou da riqueza. Outros estão em conformidade com o comunismo, confucionismo, hinduísmo. É impossível ser neutro.

Sem sequer saber, aprendemos uma maneira de viver que molda a nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos. A palavra “discípulo” significa simplesmente aluno ou aprendiz. Nos tempos antigos, os alunos ou seguidores de um mestre eram chamados de discípulos. No mundo grego, os filósofos eram cercados por seus alunos. Os judeus alegavam ser discípulo de Moisés (João 9.28) e os seguidores de João Batista eram conhecidos como seus discípulos (Marcos 2.18, João 1. 35). Jesus também tinha um grupo de discípulos (Mateus 5.01, Lucas 6.17; 19.37).

Na cultura ocidental, nascemos envoltos em individualismo. É uma filosofia que diz:

“Eu posso dar conta sozinho”.
“Eu posso fazer sem ajuda de ninguém”.
“Eu dou conta de me vencer sozinho”.
“Eu não preciso da ajuda de ninguém”.

O mundo ocidental admira aqueles que enfrentam momentos difíceis e chegam ao topo. Nós admiramos o heróis que vai sozinho. Vemos isso no cowboy do Oeste, Huckleberry Finn, e o Cavaleiro Solitário.

No entanto, o apóstolo Paulo alertou os crentes de Roma para não se conformarem ou serem moldados segundo o padrão deste mundo (Romanos 12.2). A palavra grega que Paulo usa para “conformar” denota a ideia de modelar ou tornar-se como alguém ou algo. O mundo está constantemente tentando nos modelar de acordo com o seu padrão, e a Palavra de Deus nos diz que precisamos resistir a essa conformidade.

LIVRODISCIPULADORELAC

 

Extraído do Livro “Discipulado Relacional” – Joel Comiskey, MDA Publicações, 2014.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.