Conheça 7 passos para reconstruir uma célula



reconstruir-celula-mda-770x470Existem células que só existem no nome e nos relatórios, pois, na verdade, elas já estão “mortas” há muito tempo. São células que precisam ser reconstruídas.

Para a reconstrução de uma célula, a melhor referência a se usar é a liderança de Neemias que traz sete dicas superpoderosas que podem ajudar e muito.

1ª dica – Ser totalmente dependente de Deus

Antes de Neemias reconstruir a cidade, ele se colocou diante de Deus. Neemias jejuou, se consagrou e estava quebrantado diante de Deus. Tudo começou com a oração.

Assim deve-se fazer para que se alcance uma reconstrução bem sucedida. Deve-se começar com jejum, consagração, oração apresentando a Deus a célula a ser reconstruída e quebrantamento para ouvir a direção de Deus.

2ª dica – Será preciso sacrificar algumas coisas

Para que uma reconstrução seja bem sucedida, exigirá trabalho duro e o sacrifício de algumas coisas. Neemias, por exemplo, sacrificou a comodidade de ser o copeiro do rei.

Quando se está envolvido na reconstrução de uma célula, o primeiro sacrifício será do tempo, pois, será necessário o investimento em visitas, reuniões, discipulados extras e treinamentos. Então, talvez o laser precise ser adiado até que as coisas se restabeleçam.

Existem casos em que líderes que estão envolvidos em outros ministérios da igreja, como o de crianças, o de louvor ou o de dança, por exemplo, precisem abrir mão, ainda que por um tempo, destes ministérios para assumir, em tempo integral o ministério principal que é cuidar de vidas, até que sua célula seja completamente reconstruída.

3ª dica – Aprender a trabalhar com a ajuda das pessoas

Depois que Neemias orou e chegou a Jerusalém ele reuniu as pessoas que tinham ficado para ganhar o coração delas. Eram pessoas desacreditadas, em sua grande maioria, mulheres, jovens e idosos, pois, os homens tinham sido levados como escravos. Então, ele os motivou e os fez acreditar em si próprios para que, depois, eles entrassem de corpo e alma no projeto da reconstrução.

Será necessário que se aprenda a influenciar as pessoas, ainda que sejam “desacreditadas”. Será necessário fazer destas pessoas uma equipe. Será necessário que se aprenda a trabalhar com a ajuda destas pessoas.

É muito comum descobrir que alguém está precisando reconstruir uma célula porque nunca conseguiu aprender a trabalhar com a ajuda das pessoas que tinham a sua volta, sempre se fez tudo sozinho. Ninguém alcança resultado sem a ajuda de pessoas. É necessário que se aprenda esta lição o mais rápido possível.

4ª dica – Ser uma pessoa feliz

Mesmo diante das pressões e das situações adversas do dia a dia, é preciso que se decida ser feliz.

O próprio Neemias, em dado momento, ele se junta a Esdras e motiva o povo lembrando-os que a alegria do Senhor era a força deles.

Uma pessoa feliz e alegre contagia as pessoas tanto quanto uma pessoa de mau humor. É impossível que um líder desanimado consiga motivar e influenciar uma célula a dar frutos.

É preciso que o líder, mesmo em meio às pressões e as lutas, se mantenha motivado, alegre e feliz. O povo precisa ver no semblante de seu líder que a alegria do Senhor é sua força.



5ª dica – Decidir lutar até o final, sem desistir, mesmo em momentos difíceis

Neemias passou por diversas situações em que as pressões aumentaram e muito. Conflitos no meio do povo, pessoas de fora que estavam querendo impedir a reconstrução, porém, ele estava decidido ir até o final e a não recuar.

O que Neemias nos ensina é que quando se decidi reconstuir um projeto, as pressões virão, pessoas que você achava que estavam envolvidas no projeto, vão se mostrar contrárias e, é nesta hora que se precisa prevalecer.

6ª dica – Vigiar para não cair nas armadilhas do diabo

Quando Neemias estava reconstruindo os muros, Sambalate e Tobias lançaram uma série de confusões para enganá-lo e tentar fazer com que ele desistisse de reconstruir os muros. Porém, Neemias estava vigilante e mandou avisar que não poderia sair da cidade porque estava em uma grande obra.

Neemias também desenvolveu uma estratégia para que se pudesse vigiar a ação dos inimigos a todo o tempo. Então, enquanto uns construíam, outros montavam guarda e vice versa.

O inimigo vai armar ciladas para desvirtuar o foco daquele que se levanta para reconstruir um projeto. Muito possivelmente, o diabo vai armar ciladas para que o responsável pela reconstrução seja tentado a sair da obra para resolver problemas paralelos que poderiam ser resolvidos por outras pessoas ou em outro momento, por exemplo.

7ª dica – Reanime-se e reanime o povo quando as pressões vierem

Líderes que conseguem grandes resultados na vida são aqueles que conseguem se automotivar para que possam motivar o povo. Neemias estava sozinho e desenvolveu esta habilidade.

Existem momentos em que até se tem um Pastor, um discipulador ou um mentor, que eles não vão poder ajudar. E, nesta hora, é o líder e Deus. Nesta hora, o líder precisa buscar a habilidade em Deus de se reanimar Nele.

Quando o líder consegue alcançar estas habilidades, ele começa a transmiti-las para a equipe e não há quem impeça a reconstrução.

Texto extraído da Revista MDA

Critérios práticos de um líder de célula

Clique na imagem e aprofunde seus conhecimentos sobre o assunto através dos nossos conteúdos.