Conheça as principais funções da célula: Pastoreamento e discipulado


celula-life-group-mda-discipulado-770x470 (1)

Apesar que a Célula tem muitas funções, temos estudado cinco destas funções que na nossa opinião são indispensáveis na vida de uma célula.

Elas são:

  1. Evangelismo e Integração
  2. Pastoreamento e Discipulado
  3. Comunhão
  4. Treinamento de Líderes
  5. Crescimento e Multiplicação

Pastoreio e Discipulado

Cremos que é da vontade de Deus que todas as Suas ovelhas sejam bem cuidadas. Em uma igreja baseada em Células, isto pode e deve acontecer. Como?

Primeiramente a própria Célula (através de um discipulador que é indicado pelo líder da Célula) visita, ajuda e discípula o novo convertido nos primeiros passos do seu acompanhamento inicial. O discipulador é responsável (debaixo de supervisão do líder de Célula) pela integração do novo convertido na vida da Célula e da Igreja Local. O discipulador vai também orar e estudar a Palavra de Deus um a um com o discípulo usando o material providenciado pela igreja.

Mas, mesmo depois que o discípulo estiver totalmente integrado na igreja e terminado de estudar o material, ele continua recebendo pastoreamento, discipulado, cobertura, proteção, estímulo e treinamento para que ele evangelize e também faça discípulos. Quem é responsável para garantir tudo isso? O discipulador, debaixo da supervisão do líder da Célula.



O líder de Célula deve ter o auxiliar principal (que será o novo líder quando a Célula multiplicar) e mais dois auxiliares. Tanto o auxiliar principal como os outros auxiliares devem ser discipulados pelo líder da Célula. Eles, por sua vez, vão ser os discipuladores dos outros membros da Célula. Assim, o líder poderá se assegurar que todas as suas ovelhas da Célula estão sendo discipuladas e bem pastoreadas. Se não cuidarmos bem das pessoas que estamos ganhando para Jesus, vamos ter que lidar com três coisas sérias:

  •  Deus vai nos cobrar seriamente como cuidamos das suas ovelhas. Cada alma é de eterno valor. Isso não é brincadeira.
  •  Deus não vai confiar novas pessoas em nossas mãos se não tivermos cuidando daquelas que Ele já confiou (princípio natural de crescimento e multiplicação: se for fiel no pouco, será fiel no muito).
  •  Uma mentalidade negativa vai sendo passada para os liderados e para as outras pessoas sobre o seu ministério ou a sua Célula. Pessoas começam a falar do seu ministério ou da sua Célula porque elas não foram bem alimentadas, ajudadas, corrigidas, amadas, confrontadas, pastoreadas, discipuladas, etc.

Extraído da apostila do curso “TLC (Treinamento de Líderes de Células” – Pr. Abe Huber