Conheça as três qualidades do bom líder




Três qualidades do bom líder

O profeta Samuel foi o último líder de Israel antes de começar a monarquia. Ele foi um grande líder, muito usado por Deus, e libertou Israel de seus inimigos. Todos respeitavam Samuel. Mas porquê? Ele tinha algumas características muito importantes. Com base na vida de Samuel, veja três qualidade do bom líder:

1. O líder aprende

“O menino Samuel ministrava perante o Senhor, sob a direção de Eli; naqueles dias raramente o Senhor falava, e as visões não eram frequentes.”
I Samuel 3.1



Ninguém nasce como líder. Samuel passou vários anos a aprender como liderar seu povo espiritualmente antes de começar seu ministério. Apesar de Eli não ser o melhor professor, foram esses anos de aprendizagem que o equiparam para ser um bom líder.

Muitas vezes ficamos impacientes, pensamos que não precisamos aprender e queremos logo subir a uma posição de liderança. Mas o bom líder é humilde e reconhece que ainda tem muito para aprender.Podemos aprender e crescer muito com outros líderes mais experientes, mesmo se não forem os melhores exemplos.

2. O líder ouve

“O Senhor voltou a chamá-lo como nas outras vezes: “Samuel, Samuel!” Samuel disse: “Fala, pois o teu servo está ouvindo”.”

I Samuel 3.10

Samuel aprendeu a ouvir a voz de Deus. E mais: Samuel obedeceu. Samuel prestava atenção às instruções de Deus e não as ignorava. Por causa disso, Deus usou a vida de Samuel de maneira poderosa!

O bom líder ouve e obedece a Deus. Ele procura conhecer a vontade de Deus, estudando a Bíblia, e aplica-a em sua vida. Todo líder precisa se submeter à liderança maior de Deus.

3. O líder ora

“E disseram a Samuel: “Não pares de clamar por nós ao Senhor, o nosso Deus, para que nos salve das mãos dos filisteus”.”
I Samuel 7.8



Samuel orava e Deus respondia! Samuel sabia que era completamente dependente de Deus e que todas as suas vitórias vinham de Deus. Ele orava porque reconhecia que sozinho ele não tinha poder. Samuel orava porque confiava completamente em Deus.

Um dos erros em que todo líder pode cair é achar que tudo depende dele. Na verdade, tudo depende de Deus! Orar é muito importante, porque coloca Deus em primeiro lugar em sua vida, em seu ministério e em sua liderança. A oração fortalece o bom líder e traz vitória.

Seja um bom líder como Samuel!

Bíblia On



, Notícias