Conheça as principais funções da célula: Evangelismo e Integração



celula_culto_celebracao_mda-770x470

Apesar que a Célula tem muitas funções, queremos estudar cinco destas funções que na nossa opinião são indispensáveis na vida de uma Célula.

Elas são:

  1. Evangelismo e Integração
  2. Pastoreamento e Discipulado
  3. Comunhão
  4. Treinamento de Líderes
  5. Crescimento e Multiplicação

Crescimento e Multiplicação

Uma função muito importante da Célula é a multiplicação. As Células não dividem; elas se multiplicam. As Células funcionam como verdadeiras células do corpo humano aonde a vida do corpo local se encontra de uma forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, por exemplo: adoração, intercessão, crescimento espiritual, assistência social, etc. Tudo isso e especialmente as “cinco funções” mencionadas devem acontecer em um nível bem pessoal. Para isso, porém, é importante que a Célula nunca fique muito grande para que haja sempre uma atmosfera de família. Estas Células crescerão até ao ponto de multiplicação e assim surgirão as novas Células.



Cremos então que as Células devem crescer e multiplicar em três áreas:

  • Intimidade com Deus: Levando todos a serem íntimos com Deus de uma forma cada vez mais crescente, e reproduzindo esta fome de Deus na vida dos seus discípulos.
  • Comunhão: Levando todos a crescerem na expressão horizontal da unidade do corpo de Cristo, e reproduzindo isto na vida de mais e mais cristãos.
  • Novos membros da Célula: Crescendo e multiplicando no número de discípulos, e reproduzindo isto para que haja “discípulos fazedores de discípulos”.

Temos experimentado que algumas coisas são muito importantes para que haja uma reprodução rápida de novas pessoas e de novas Células:

A. Alvos com datas desafiadoras para as próximas multiplicações.
B. Encorajamento constante dos líderes e do Pastor Titular nos Cultos de Celebração acerca das multiplicações.
C. Honrando e reconhecendo publicamente as Células e líderes que multiplicaram.
D. Uma supervisão serrada dos líderes da Célula e das reuniões de Célula.
E. Uma reunião de líderes aonde todos os líderes de Célula são encorajados e estimulados com a visão, estratégias, e palavras de ânimo por parte do Pastor Titular.
F. Uma igreja cheia do Espírito Santo com uma paixão intensa pelas almas perdidas envolvendo os corações de todos, ao ponto que cada Célula seja uma tocha evangelística muito forte.

Extraído da apostila do curso “TLC (Treinamento de Líderes de Células” – Pr. Abe Huber