Cristão, seja realista em suas expectativas

expec

“Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem” (João 2.25).

Jesus via sempre o melhor das pessoas, e fazia questão que essas qualidades viessem à tona. Mas Ele não era ingênuo; Ele conhecia a fragilidade humana. Quando alguém o desapontava, Ele não reagia com raiva ou distanciando-se das pessoas. Nós lemos na palavra: “Enquanto estava em Jerusalém, na festa da pascoa, realizando e creram em seu nome. Mas Jesus não se confiava a eles, pois conhecia a todos. Não precisava que ninguém lhe desse testemunho a respeito do homem, pois ele bem sabia o que havia no homem” (João 2. 23-25)

Jesus sempre pedia que Seus seguidores O ultrapassassem, mas sabia que, mesmo com os seus melhores esforços, eles nunca seriam perfeitos. Mesmo assim, Jesus nunca deixou de amá-los ou de confiar neles. A mesma coisa você deve entender e aplicar sobre seus entes  queridos, e tratá-los adequadamente. Não existe relacionamento perfeito, e emprego perfeito, a igreja perfeita, nem o bairro perfeito.

Deus sabe, e por isso mesmo deu instruções sobre como nos relacionarmos com aqueles que nos decepcionam: Levai os fardos uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (Gálatas 6.2). Qual é a lei de Cristo? Ele nos diz: “Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como eu vos amei…”  (João 13:34).  

Para amar como Jesus amou, você tem que fazê-lo incondicional e livremente. É sempre muito mais fácil falar sobre como tratar adequadamente aqueles que irritam o outro, do que colocá-lo em prática. Mas o Senhor nunca nos pede para fazer algo sem que primeiro nos dê a graça de fazê-lo pela primeira vez. E o melhor de tudo, você começa a ficar mais parecido com  Jesus no processo. E o amor de Deus em ação. E você andando pelo caminho do amor.

Aqui estão  três áreas na quais você deve ser realista quanto ao que você espera:

1.Você deve ter expectativa realistas sobre si mesmo:  Quando você faz algo que não esta certo, como faltar com amor, por exemplo, geralmente você se sente mal. Isso desencadeia um ciclo interminável de querer conseguir as coisas que estão fora de seu alcance, esperando provar a si mesmo algo que não faz sentido. Você pode pensar que tem que ser capaz de fazer o que outros fazem, mas a realidade e que, se você não tem os seus dons, você não pode sobressair nessa área. Lembre-se de que você na o tem provar nada para ninguém! Atenha-se a obedecer a Deus e deixar que ele cuidado de sua reputação. Ande em amor para com todos e Deus garantira o resto. Quando você tenta se sobressair em coisas que não são seu chamado e sua vocação divinos, sempre poderá se decepcionar.

2. Você deve ter expectativas realistas sobre o seu relacionamento com os outros. De acordo com Abraham Lincoln, “A maioria da pessoas e tao feliz quanto se propõem a ser”. Se alguém não tem a atitude certa na vida, nem você, nem uma centena de pessoas como você poderão faze-la feliz.

3. Você deve ter expectativas realistas sobre a própria vida. Jesus  disse: “…No  mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo” (João 16.33). Enquanto você vive neste mundo, não lhe faltarão problemas; ninguém esta isento deles. Mas não se preocupe; Deus tem tudo sob controle. Aprenda a ser realista. Você sempre vai ter que lidar com situações desagradáveis, problemas persistentes e gente difícil. Mas, desfrutar a vida e andar em amor dependera apenas da sua atitude, de ninguém mais.

“…Mas, em todas as coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou” (Romanos 8.37).

3D Amor - O Caminho Mais Excelente

Extraído do Livro “Amor: O caminho mais excelente” – Abe Huber, MDA Publicações, 2013.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

 

, Artigos

Artigos do seu Interesse