Cuide bem das ovelhas fracas e doentes

ovelhasAs ovelhas podem enfraquecer por falta de revelação, de compromisso, de fé ou de amor para com Deus. Eis o que diz Ezequiel 34.4: “Vocês não fortaleceram a fraca nem curaram a doente nem enfaixaram a ferida. Vocês não trouxeram de volta as desviadas nem procuraram as perdidas. Vocês têm dominado sobre elas com dureza e brutalidade”.

Algumas faltam aos cultos, não valorizam a comunhão com os irmãos, não conseguem vencer certos pecados e hábitos errados. Às vezes essa ovelha não está tendo problema direto com ninguém, mas ela precisa de ajuda e encorajamento. Ela precisa ser fortalecida pela Palavra, com vínculos de relacionamentos, pela comunhão dos santos. Ela precisa ser fortalecida no homem interior com a graça e a unção do Espírito Santo.

As doentes também precisam de atenção. Doenças podem ser causadas por uma bactéria, por uma ferida mal curada, por vírus, água ou comida estragada, etc.. É responsabilidade do pastor cuidar da saúde do seu rebanho. As pessoas doentes são acometidas por algo patológico. Aqui é mais fácil julgar. A fraca nós sabemos que é convertida, mas é fraca. Mas a doente, a nossa tendência é pensar que ela não é convertida e que não quer nada. Esta ovelha precisa de cura, e cura requer maior tratamento do que somente encorajamento.

O Senhor disse que Ele mesmo apascentaria as Suas ovelhas com justiça, cuidando de suas feridas e enfermidades. Ele disse que as fortaleceria e ligaria as suas feridas, trazendo cura e fortalecimento. Até mesmo sobre as sadias Ele coloca a Sua vigilância, para que elas não se desviem de Sua presença. O discipulado e o cuidado pastoral devem cumprir esse papel.

, Artigos

Artigos do seu Interesse