Descubra as funções gerais das células




  • Informalidade:

Ajuda a combater a religiosidade. É fácil cultivar uma vida cristã de aparência, mas aqueles que crescem num ambiente cristão de informalidade assimilam, pelo exemplo, a importância da transparência. Num ambiente informal as pessoas estão mais abertas ao mover do Espírito e à comunhão, praticamente impossível em reuniões maiores.

  • Amizade e Comunhão:

Quando a igreja cresce, as pessoas correm o risco de se tornarem números, e não mais receberem atenção, passando a sentir solidão no meio da multidão. As células, contudo, proporcionam um ambiente de intimidade onde a amizade é desenvolvida. Ninguém vive sozinho a vida cristã; criar vínculos é imprescindível para quem quer desenvolver uma fé sadia.



  • Evangelismo:

Muitas pessoas jamais entrarão numa igreja evangélica por puro preconceito, tradição familiar ou pela generalização da mídia para com os evangélicos.  Mas a igreja não foi chamada para ser sal e luz dentro do templo, e sim lá fora, onde os pecadores estão. As estatísticas indicam que a grande maioria das pessoas se converte mediante contato com amigos ou familiares.

  • Crescimento ilimitado:

Em todo o mundo, as igrejas em células transcendem o limite físico que seus templos comportam, pois não estão limitadas às acomodações de um prédio, mas espalhadas pelas casas; além de que são facilmente adaptáveis.

  • Oportunidade ministerial:

No templo, poucas pessoas chegam a ter oportunidade de exercer seu ministério, pois eles se restringem a pregação, louvor, ensino infantil e recepção. Nas células cada membro pode exercitar seus dons e ministérios. Sem esse tipo de reunião será impossível cada um funcionar em seu lugar (dom) no corpo de Cristo.

  • Pastoreio:

As células que se reúnem nas casas são um tremendo meio de acomodação e pastoreio do rebanho. Cada líder cuida bem de sua célula, pois o número de pessoas é pequeno; por sua vez, os líderes também recebem cuidado pastoral de seus supervisores, que também recebem acompanhamento de seus pastores, numa verdadeira cadeia hierárquica que alivia os líderes de sobrecarga.

 

Extraído do Livro “Treinamento de Líderes de Células” – Abe Huber& Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2010.

Se deseja saber mais sobre o assunto, clique na imagem ao lado e adquira o livro.