Dica de quebra-gelo para sua célula: Laboratório de semeadura

semeadorObjetivo: Mostrar a importância da semeadura e dos solos, de acordo com a parábola do semeador, de Mateus capítulos 13.

Material: Feijão cru ou milho + quatro xícaras ou copos + um saquinho tipo sacola + pedaços de papelão (ou papel alumínio) para cobrir cada copo.

Desenvolvimento: Os copos ou xícara podem ser de plástico, vidro ou louça. Só não podem ser transparentes. Encha o saquinho de grãos de milho ou feijão, ou qualquer outro grão parecido (só não de arroz, pois o grão é muito pequeno). Escreva uma etiqueta e cole em cada copo ou xícara, com os dizeres: BEIRA DO CAMINHO, SOLO ROCHOSO, SOLO ESPINHENTO e TERRA BOA.

Encha sua mão de grãos e coloque mais ou menos uns 10 grãos o primeiro copo. Mostre os grãos no copo para o grupo. Cubra com a outra mão e sacuda várias vezes.

Sem ninguém perceber, durante o ato de chacoalhar, retire os grãos, e em seguida coloque o copo sobre a mesa cobrindo-o com a tampinha de papelão. Faça o mesmo com os demais copos, colocando e retirando a mesma quantidade de grãos. Quando chegar a vez do copo “terra boa”, coloque a mesma quantidade. Mas, sem ninguém perceber, encha-o com muito mais grãos, que já devem estar escondidos na sua mão, a ponto de quase encher. Cubra – o também.

Desfecho: Faça um suspense e diga: “Agora vamos ver o que aconteceu com a semente plantada em cada um deles!” Vá abrindo e mostrando, um por um. Todos vazios! Até chegar a vez do “terra boa”, com muitas vezes mais do que a quantidade original.

Pergunte o que o grupo achou.

DINAMICAS

Extraído do Livro “Dinâmicas:  Quebra-gelos e ilustrações“. Ivanildo Gomes, Editora Premius, 2011.

 

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

, Quebra - Gelo