Discipulado um a um forma discípulo – líder

Jesus-e-discipulos-portalmda-visaomdaO discipulado um a um é a ferramento mais eficaz para a formação de discípulo-líder. Muitos pastores cometem um erro gravíssimo: eles acham que o segredo do crescimento e o sucesso de sua igreja estão em formar líderes.

Jesus nos mandou fazer líderes? Onde está isso na Bíblia? Um líder não tem coração, ele tem metas, e para alcançar e cumprir as metas ele tem que passar por cima de pai, mãe, família. Tem pessoas que até perdem suas famílias. O filho nem conhece mais o pai.

Jesus chamou os seus discípulos, e no meio desses discípulos havia alguns líderes. Pedro era um líder, grande empresário de peixes com embarcações e com muitos funcionários. Mas era grosso, e quando o desagradavam ele não media palavras e passava por cima de qualquer um. O líder não tem coração, e ele passa por cima de qualquer um.

Quando geramos líderes no ministério, geramos concorrentes, e cedo ou tarde ele vai rachar o seu  ministério. Jesus nos ensina a gerar discípulo-líder. No texto de João 21 o Senhor Jesus tem um discipulado um a um muito profundo com Pedro. Ele chama Pedro e diz: “Tu me amas?! E Pedro responde: Sim Senhor, tu sabes que eu te amo”. Então Jesus lhe fala: apascenta as minhas ovelhas. Pedro traiu Jesus três vezes enquanto ele era líder, ele era traidor, mentiroso e covarde. Quando geramos líderes, geramos pessoas com essas características. E depois ainda saímos reclamando, pois os tais racharam nosso ministérios. Não vemos Jesus dando autoridade e poder para quem não se tornou discípulo.

Pedro só recebeu autoridade e poder depois que ele se converteu de verdade e se tornou um discípulo de verdade. ele precisou ser desintoxicado, por isso foi checado 3 vezes. E só depois disso, pelo poder de Deus, ele se entregou totalmente ao Senhor. E na terceira vez Pedro disse a Jesus: “Tu sabes todas as coisas.” O verdadeiro líder precisa primeiro passar pelo ensino do discipulado e se tornar um discípulo de verdade e só depois poderá ser usado como  um líder.

Como discípulo, Pedro se entrega, e Jesus então pôde mandá-lo pastorear seu rebanho. Ele está falando com cada um de nós. Ele está perguntando: Qual é o teu nome? Ele está falando que quer que vivamos isso. Precisamos nos entregar e ser discípulos de verdade, para depois ser discipulador. Enquanto somos somente líderes Ele não pode fazer nada.

Precisa ser gerado em nós um coração de discípulos, um coração que nutrirá valores que ninguém vai tirar. Precisamos nos tornar um bom filho, um bom discípulo, alguém humilde, quebrantado, para depois termos pessoas debaixo da nossa autoridade. E não poderá ser pelos nossos próprios méritos, pois é Ele quem faz a obra. Podemos orar, e jejuar mas se não mudarmos o nosso coração nada vai adiantar. Ele quer usar nossa vida de forma sobrenatural, mas somente quando tivermos um coração de discípulo-líder.

O Senhor Jesus confiará em nossas mãos poder e autoridade, como fez com Pedro, mas somente depois que nos tornamos discípulos e entendermos realmente qual é o verdadeiro chamado de nossas vidas: cuidar do rebanho o senhor Jesus.

A Eficácia do Discipulado Profundo

Extraído do Livro “A Eficácia do discipulado profundo” – Elvis Oliveira, Autor da Fé Editora, 2017.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

Artigos do seu Interesse