Entenda: A decisão de acreditar no melhor das pessoas.


Entenda mais sobre A decisão de acreditar no melhor das pessoas

Não vamos nós também julgar os irmãos que julgam os outros, mas foi isso que fizeram com Saulo. A Bíblia fala que eles não acreditavam que Saulo houvesse se convertido de verdade. Todos temiam, não acreditando que ele fosse um discípulo. A Bíblia deixa claro que ele estava procurando juntar-se aos demais, tentando ser um peixe dentro d’água, mas não estava conseguindo essa integração.

Muitas pessoas são enganadas pelo diabo nessa área. Eu já ouvi irmãos falando assim:

– É interessante como eu noto que alguém é falso; eu bato o olho, e parece que eu tenho o dom do discernimento.

Não, isso não é um dom de discernimento – isso é demônio de desconfiança. Vamos parar de ser assim, pensando que todo mundo é falso. Temos que acreditar nas pessoas; temos que lhes dar uma chance.

As pessoas muitas vezes estão querendo Jesus, mas elas ainda não conseguiram vencer certas barreiras. Estão cheias de pecados, lutando para para vencê-los. Por que você acha que elas vão à igreja? Porque elas querem ajuda. E diante disso nós não podemos rejeitá-las. Eu posso até estar enganado, mas muitos teólogos concordam comigo no que vou dizer: Saulo era um novo convertido, e como todo novo convertido é uma criança e um bebê na fé, ele estava num estado vulnerável, como uma criança. Eu acho que havia ali um forte candidato ao desvio. Ele estava procurando se integrar com os irmãos, mas ninguém acreditava que ele fosse um verdadeiro discípulo.

Faltou muito pouco, provavelmente, para que perdêssemos o Apóstolo Paulo. Quase que o Saulo se desviou. Se isso tivesse acontecido, onde estaria o autor de mais da metade do Novo Testamento? Barnabé foi o instrumento de Deus para reverter esse quadro. Ninguém queria acreditar em Saulo, mas Barnabé acreditou.

Feliz é a célula que tem pelo menos um Barnabé que acredita nas pessoas, que pratica a integração, que ama, que abraça. Feliz é a igreja que tem células cheias de Barnabés.

Vejamos o que Barnabé fez em Atos 9.27:

“Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus”.

3D Livro O Fator Barnabe

Extraído do livro: O Fator Barnabé: como integrar novos membros e levá-los a um nível alto de maturidade e frutificação. Abe Huber, MDA Publicações, 2009.

Clique na imagem e adquira nossos produtos.



, Artigos