Igreja em Células – Que modelo usar?

biblia-pregacaoCom tantas opções diferentes, muitos pastores e líderes evangélicos têm ficado confusos. Eles creem que talvez devam adotar algum sistema de células na sua igreja local, mas estão duvidosos de como exatamente fazer isso. Por outro lado, existem aqueles pastores que têm implantado as Células nas suas igrejas, mas os resultados estão muito aquém daquilo que eles esperavam. Será que as Células são algo que era só para a igreja primitiva, e não necessariamente para os dias de hoje?
Existem muitos modismos no meio evangélico; não dá para negar. Por isso, será que este interesse pelas células não é só mais uma onda que depois vai passar? Bom, considerando-se que o princípio das células é bíblico, então qual é a forma bíblica de praticá-lo? Aqui vão algumas considerações básicas:

Transferibilidade
Modelos de igrejas que cresceram em qualidade e quantidade são bons, mas não são necessariamente transferíveis. Não basta olhar, admirar e querer o sucesso experimentado por determinada igreja em determinado contexto e querer imitá-lo, reproduzi-lo. Às vezes, é como alguém que gosta de ameixa e decide tirar o caroço de ameixas cozidas e enlatadas e plantá-lo, esperando que nasça uma árvores frutífera.
Princípios Bíblicos de crescimento, de qualidade e quantidade, estes sim, são transferíveis e funcionarão em qualquer igreja local, no contexto de qualquer cultura. São como sementes frescas, adaptáveis a qualquer clima.

Biblicidade de princípios
Devemos valorizar todos os bons modelos de igrejas, porém temos que estudar e praticar os princípios bíblicos que essas igrejas usaram. Além disso, muitas vezes Deus nos levará a pegar boas ideias de outras igrejas, quando da implantação dos modelos e princípios bíblicos em nossa igreja. Por isso, é extremamente importante sermos humildes e estarmos sempre abertos a aprender com todo o Corpo de Cristo.

Liberdade criativa do Espírito Santo
O Espírito Santo é criativo e Ele vai lhe ajudar a ser criativo ao aplicar os princípios bíblicos na igreja local onde você pastoreia. Em termos de expressão e prática, a igreja local que você pastoreia pode e deve ser diferente de qualquer outra igreja local no planeta.

Especificidade de propósito
Na medida em que você, pastor ou líder, sinceramente buscar ajuda do Sumo Pastor Jesus, Ele vai lhe mostrar o plano específico que Ele tem para sua igreja local. Seus alvos, metas, objetivos e ferramentas empregadas para alcançá-los passarão pelo crivo do Senhor Jesus, que lhe ajudará a discernir o tempo e o modo.
Lembre-se de manter uma atitude de humildade, dependência de Deus, odres novos e olhos postos na nuvem, para ver quando e em que direção o vento está soprando, como e para onde Deus está conduzindo.

3D Livro Igreja em Acao
Extraído do Livro “Igreja em Ação: Desejos e Perspectivas” – Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2011.

 

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

, Artigos