O Fator Barnabé

4Todos os dias pessoas estão entrando na igreja. Seja através das reuniões das Células, seja nos Cultos de Celebração, muita gente está decidindo seguir a Jesus, fazer parte da igreja visível de Jesus Cristo aqui na Terra, representada pela igreja local.

Por outro lado, uma grande verdade nos choca: grande parte daqueles que decidem seguir a Jesus não fica nas igrejas. São afugentados pelas tentações do mundo, pelas lutas internas, pelas perseguições externas ou simplesmente pela falta de afinidade no meio cristão. São os “peixes-fora-d’ água” que engrossam e endossam as estatísticas dos desviados, os quais se tornam “vacinados” contra o Evangelho.

A vontade de Deus é que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da Verdade. Cada pessoa que entra na igreja precisa ser amada, cuidada, envolvida na vida do Corpo. Ela precisa ser olhada com os olhos de Deus, e nós devemos ter esses olhos em nossa face, a ninguém vendo segundo a carne, mas enxergando cada um como Deus o faz.

Minhas lutas e reflexões sobre este assunto me levaram a várias conclusões. Outras, eu ainda estou esboçando, aprendendo, compreendendo, à medida que a igreja caminha.

Deus está trabalhando na Sua Igreja nos dias de hoje. Grande parte dessa ação está voltada para corrigir a realidade de que as pessoas que não conhecem a Jesus andam sem direção, sem referencial, sem exemplos dignos de ser seguidos. Nosso trabalho fica prejudicado, muitas vezes, por uma consolidação mal feita ou, às vezes, que nem acontece.

Alguns, mesmo não saindo da igreja, não estão lá de verdade, pois presença física não significa necessariamente integração, identificação. Eles não têm vínculos, não são devidamente cuidados, ou ninguém faz questão de que eles sejam acompanhados de verdade.

Em outros materiais já temos falado bastante sobre as cinco funções da Célula MDA. A primeira função é Evangelismo e Integração, apesar de ser uma função composta de duas coisas diferentes. Há muita gente que é craque em ganhar almas para Jesus, mas não tem habilidade para integrar aquelas pessoas na vida da Célula.

Existem muitas igrejas aqui no Brasil que são cheias do Espírito Santo e pregam a Palavra de Deus com muito entusiasmo. Cada vez que é feito um apelo, muitas pessoas vão à frente entregando a vida a Jesus. É muito raro uma igreja no Brasil que seja cheia do Espírito Santo, cheia de unção mesmo, pregando a Palavra com toda autoridade, que não tenha muitas decisões.

Contudo, é crucial garantir que cada pessoa seja bem incorporada à família da fé. Cada pessoa que se converte a Jesus precisa ser transformada em discípulo, e de discípulo em membro maduro, e daí crescer em todos os estágios e oportunidades que a família da fé pode oferecer.

Na nossa realidade, esse trabalho chama-se Fator Barnabé. O que significa esta nomenclatura? Como esta estratégia nos ajuda a integrar cada novo convertido, e até mesmo aqueles mais antigos e deslocados, numa direção correta de cuidado e crescimento?

Esses e outros princípios você encontra no Livro “O Fator Barnabé” do Pr. Abe Huber.

 

3DDVDOFatorBarnabe__50806_zoom3D Livro O Fator Barnabe

Extraído do Livro “O Fator Barnabé” – Abe Huber, Editora Premius, 2009.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

, Artigos