O princípio de sempre orar pelos discípulos




2880668126_7d6de47b40_z

No versículo 9 de João 17 vemos o princípio: “É por eles que eu rogo; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus”. Aqui Jesus está orando pelos Seus discípulos, e Ele não está dizendo que nunca ora pelo mundo. Creio que Ele também está nos abrindo uma janela sobre um dos segredos do ministério dele. E um dos segredos do ministério de Jesus, eu creio, é que a prioridade de oração era pelos seus discípulos.

Neste texto, em outras palavras, ele está dizendo: “Pai, eu oro, sim, em outras ocasiões, pelo mundo, pela salvação do mundo todo. Mas o que mais pesa em meu coração, o que mais me preocupa são as ovelhas que o Senhor confiou nas minhas mãos, porque se eu não for fiel com elas, então, eu estarei te decepcionando. Esta é a prioridade da minha oração”. É muito importante orar pelo mundo, a Bíblia nos manda orar por todos os homens, por aqueles que se acham revestidos de autoridade, etc. Mas a prioridade parece-nos ser a de orar pelos santos. Até nas epístolas de Paulo é muito raro encontrarmos uma oração pelo mundo.



Desde que a congregação em Santarém era muito pequena, eu tenho dedicado muito tempo à oração, pela misericórdia de Deus. Tenho procurado orar por todos os santos da congregação, no poder e pelo poder do Espírito Santo. Antes de me mudar de Santarém, estive reunido com o irmão Geraldo, que é presbítero que preside o presbitério, e com sua esposa, Terezinha. Eu quis contra-lhes este segredo ministerial, que eu creio que seja um dos mais importantes da minha vida lá em Santarém, e falei com eles a respeito de dedicar muito tempo à oração pelos santos. Quantas e quantas vezes tenho ligado para Santarém e o irmão Geraldo está diante de Deus, porque ele sabe o segredo. Este irmão separa todas as manhãs só para o Senhor, ele não aceita nenhum compromisso de manhã porque a prioridade é para o Senhor.

Eu sempre procuro enfatizar nos lugares aonde eu vou que o segredo dos segredos é a intimidade com Deus; e depois da intimidade com Deus, o maior segredo para o crescimento verdadeiro da igreja, em quantidade e qualidade, é a oração. Parece que alguns não acreditam, enquanto outros acreditam. Mas, é realmente importante investir muito tempo na oração.

Extraído do Livro “Discipulado Um a Um: Crescimento com Qualidade” – Abe Huber, MDA Publicações, 2012.

3D-LivroDiscipuladoUmaUm
Clique aqui e conheça mais sobre discipulado, santificação, compromisso, formação da vida de Cristo em nossos discípulos.



, Artigos