Pequenos grupos são práticos, informais e descontraídos.

group-slide-960x480-600x410Christian Schwarz, em sua pesquisa sobre os fatores que levam a igreja a crescer, observa que os “Grupos Familiares são o lugar natural em que cristãos, com seus dons, aprendem a servir os outros participantes – membros ou não – do grupo“.

As funções dentro de um pequeno grupo são simples e não exigem nenhuma formação educacional ou acadêmica, não é necessário que os participantes possuam dons especiais de oratória, pois as tarefas não exigem nada disso. Tudo o que o líder do grupo precisa fazer é confiar no potencial das pessoas e delegar-lhes algumas responsabilidades simples de serem desempenhadas como orar, cantar e compartilhar um testemunho, cuidar da assistência social, e etc… Qualquer pessoa bem instruída tem a capacidade de iniciar e liderar uma nova célula, que por sua vez irá se multiplicar, levando o processo à formação de grupos de célula, e o líder da célula a uma nova função, a de supervisor.

As coisas devem acontecer de forma natural, assim como se multiplicam as células de um organismo. A espontaneidade dos pequenos grupos chamados de células proporciona a facilidade para o envolvimento de todos os participantes, que se sentem bem à vontade ao chegarem a uma reunião descontraída e poderem se expressar sem os embaraços de uma reunião formal e litúrgica de um culto.

Uma pessoa talvez tenha dificuldade de frequentar uma reunião formal, mas talvez a mesma dificuldade de frequentar uma reunião na casa de algum conhecido. A formalidade às vezes se torna uma barreira para uma pessoa ouvir a palavra de Cristo, enquanto que na célula ela encontra o ambiente perfeito, informal e familiar. É nesse ambiente que as pessoas gostam de desenvolver sua habilidade naturais e seus dons espirituais.

3D Livro Visao Panoramica
Extraído do Livro “Visão Panorâmica da Igreja em Células” –  Argenildo Carvalho, MDA Publicações, 2010.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

Artigos do seu Interesse