Quando a Igreja Compreende Que Precisa Mudar e Caminha Nessa Direção

2 (2)Há vários passos novos definidos que são necessários, mas é importante lembrar que as pessoas precisam, especialmente quando os passos de mudança começam a acontecer, sentir algum grau de ligação com o passado. Existe a necessidade de um sentimento de estabilidade.

Como mencionado antes, as pessoas estarão numa variedade de diferentes estágios em sua aceitação da nova visão. A maioria das pessoas começará a acomodar as mudanças necessárias se elas se sentirem amadas e encorajadas, ao invés de se sentirem empurradas ou coagidas para uma nova direção.

A visão deve ser mantida diante delas; uma visão baseada nos mandamentos de nosso Senhor. Não pode ser apenas uma estratégia ou metodologia bonita que o pastor ou um grupo de obreiros aprendeu num congresso ou conferência sobre células e discipulado. É como fazer fogo para churrasco. Você pode ter uma ou duas brasas bem acesas, mas para que o fogo pegue em todos os demais carvões é preciso soprar, abanar, até colocar algum combustível extra. Duas brasas acesas no meio de um monte de carvão frio não assam churrasco. Um bom churrasqueiro sabe como resolver essa parada. Ele conta com a presença do vento. Assim também é com o pastor prudente e com a igreja.

Até certo ponto pode ser necessário começar a construir uma “igreja dentro da igreja”, e uma necessidade de continuar com alguns programas como antes. Ao mesmo tempo, aqueles que pegaram a visão de se tornarem discípulos e discipuladores precisam do treinamento que lhes fará efetivos. Em outras palavras, não espante o rebanho de forma muito abrupta. Gere fome e sede no coração daqueles que são muitos lentos em aceitar mudanças e desafios. Crie, em horários alternativos, discipulado pessoal, treinamento, reuniões e até classes de estudo com aquele que estão respondendo mais rapidamente, para ter mais gente falando a mesma linguagem e dispostos a segurar as pontas com você na hora da implantação geral.

3D Livro Igreja em Acao
Extraído do Livro “Igreja em Ação: Desejos e Perspectivas” – Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2011.

 

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.

, Artigos

Artigos do seu Interesse