Raízes históricas e culturais do discipulado

discipulado-talmidim-mda-770x470Quais são as raízes da grande visão do discipulado? Todas as raízes estão nesta frase: “Ele acredita em você!” O discipulado é a estratégia que mostra a confiança que Deus deposita em Seus filhos. Jesus encarnou todo o coração e propósito do Pai com relação ao amor e cuidado que a Trindade tem para com cada um de nós, e a convivência com Seus seguidores demonstra na prática a maneira como Ele espera que cuidemos uns dos outros em amor.

Os judeus foram os precursores desta mentalidade de discipulado, cuidado e treinamento. Quase todos os ensinos e doutrinas do cristianismo têm suas origens no Antigo Testamento. Muitos deles receberam um significado novo, um revestimento de significado espiritual aplicado por Jesus.

Flávio Josefo (famoso historiador judeu – 37-100 d.C.) dizia que uma das principais coisas de que os judeus poderiam se orgulhar era a educação dada aos seus filhos. Esta educação era baseada nas Sagradas Escrituras do Antigo Testamento. A família era responsável por garantir que a criança tivesse as condições de aprender a Palavra. Desde o nascimento os pais incutiam os princípios divinos em seus filhos e os educavam para ser modelo de piedade e obediência.

Extraído do artigo Ele acredita em você, publicado na 9ª edição da Revista MDA

, Artigos

Artigos do seu Interesse