Série: Traços mínimos do caráter de Cristo (Parte 1)

O bom líder de célula deve ter os traços mínimos do caráter de Cristo. Podemos avaliar isso na vida de uma pessoa através das seguintes qualidades que abordaremos nesta série:

22221. Ser submisso à liderança

Quem não é submisso não pode ser líder. Pessoa rebelde, que tem postura arrogante, não pode ser líder.

Antes de uma pessoa poder mandar, ela tem que aprender a ser mandada. Antes de liderar, ela tem que aprender a ser liderada. Antes de exercer autoridade precisa aprender a valorizar autoridades. A condições de ser submissa é fundamental e primária. Quem não sabe se submeter não pode ser colocado como autoridade sobre outros.

Antes de alguém ser colocado como líder, ele deve dar provas de que é submisso à sua liderança. O próprio Jesus era submisso aos seus pais humanos (Lucas 2.47).

Submissão não é somente fazer o que seu líder está pedindo; é muito mais do que isso:

  • É cooperar com a visão e a missão do seu líder;
  • É amar e honrar seu líder;
  • É procurar orar sempre por ele;
  • É ser leal e sempre defendê-lo;
  • É ser motivo de alegria na vida dele.

Submissão total com transparência total

A submissão total é muito importante. Mesmo quando você não concorda com seu líder ou quando você pensa que algo deve ser feito de outra forma, seja totalmente submisso. Nada, porém, impede que você seja totalmente transparente com ele. Deixe-o saber sua opinião, mas faça isso sempre com uma atitude de humildade e respeito.

2. Ser ensinável 

Um bom líder de célula não precisa ser doutor na Bíblia ou em Teologia, mas precisa ter um coração faminto e humilde para aprender, ou seja, precisa ter um coração ensinável.

Há crente que pensa que nasceu sabendo tudo e que não tem nada para aprender com mais ninguém. Ser ensinável é estar aberto para aprender com qualquer um.

Existem pessoas que só aprendem “direto de Jesus”, ou quando muito só de alguns “grandes” homens de Deus. Mas uma pessoa ensinável aprende até com aquele irmãozinho mais novo que ele na fé, ou com uma pessoa que está em um nível mais baixo. Alguém que aprende com pessoas simples é realmente uma pessoa ensinável.

Deus não vai lhe ensinar uma mesma verdade se você não estiver disposto a aprender com aquele irmão que já tem revelação e está fluindo naquela área. Deus quer que você aprenda com quem já sabe.

3D Livro Sua Igreja em Celulas NE

 

Extraído do Livro “Sua Igreja em Células: Formando Líderes de Excelência” – Sabá Liberal & Abe Huber, MDA Publicações, 2011.

Se deseja saber mais sobre o assunto, clique na imagem abaixo e adquira o livro.