Situações delicadas no discipulado

DiscípulasAlgumas perguntas devem ser levantadas por serem circunstâncias possíveis de acontecer.

Se o discípulo se mostrar desinteressado? Não desista facilmente dele. Não permita que o seu desânimo contagie você.

Se quiser estudar tudo de uma vez? O princípio a ser seguido é que ele aprenda. Conheça a capacidade de assimilação do seu aluno.

Se alguém de sua família for contra o discipulado? Tenha em tudo a prática da paciência e da sabedoria. Converse com ele, e talvez seja melhor esperar um tempo oportuno. Ou, se for desejo sincero do discípulo, ele encontrará meios de conversar e convencer seus parentes a concordarem com o discipulado.

E se o discípulo for analfabeto? Leia para ele a lição e os versículos bíblicos. Somente não haverá a necessidade de se completar a lição, podendo ser usada apenas a revista do discipulador. Mas incentive o discípulo a estudar e aprender a ler, para que tenha o privilégio de ler a Palavra de Deus. Você mesmo pode utilizar os encontros do discipulado para ensiná-lo a ler.

Se os filhos atrapalharem, por serem pequenos? Encontre meios de você mesmo ir à casa da pessoa, ou reunir-se em horários em que as crianças estão dormindo, ou na escola. Deus dará sabedoria a você dois.

Se ele for adepto de alguma religião, ou de algumas crenças (católico, espírita, Testemunha de Jeová, Igreja da Vovozinha, etc.)? Primeiro, prossiga a lição sequencialmente. Segundo, se o texto bíblico fizer menção direta, ou indiretamente a alguma doutrina de sua crença, mostre a incoerência entre a afirmação bíblica e a sua religião. Terceiro, se ele fizer alguma pergunta que você não saiba responder, não exerça a sua “achologia”; comprometa-se em responder-lhe no próximo estudo. E corra atrás do pastor! Desafie o aluno, em toda oportunidade a fazer um compromisso com o Senhor Jesus. Observe abaixo como é simples evitar ideias erradas e encaminhá-lo à salvação:

1. Ele precisa reconhecer

a. Sou pecador
b. Minha virtudes/boas obras são insuficientes
c. Preciso conhecer mais de Jesus

2. Ele precisa fazer

a. Arrepender-se dos seus pecados
b. Crer e confiar só no perdão de Cristo
c. Fazer-se membro da igreja.

 

3D Livro - Ide e Fazei Discipulos

Extraído do Livro “Ide e Fazei Discípulos” – Abe Huber & Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2012.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.