Três níveis de palavra no discipulado

como-estudar-a-bc3adbliaA palavra de Deus

A essa o discípulo deve ter uma submissão absoluta. Quando damos a Palavra de Deus a um discípulo e ele não a recebe, está sendo rebelde. Nesse caso devemos seguir as orientações dadas por Jesus em Mateus 18.15-20, ou seja a pessoa poderá até ser disciplinada. Todos no Corpo de Cristo, não apenas o  discipulador, têm autoridade para corrigir e repreender outro irmão dentro do ensino da Palavra (Deve-se observar, antes, o ensino de Gálatas 6.1 e Mateus 7.1-5).

Nossos Conselhos 

A submissão aqui é relativa. Exemplo: Quando dizemos a um discípulo que ele não pode casar com uma moça incrédula, estamos dando a Palavra do Senhor. Isso é absoluto. Mas quando falamos que é bom que ele se case com a “irmã fulana”, estamos dando um conselho.

Pode ser que o conselho que damos seja baseado no conhecimento que temos da Palavra de Deus, mas, mesmo assim não passa de conselho. É relativo. Se o discípulo rejeita um conselho, não é necessariamente um rebelde. Entretanto, aquele que nunca aceita conselho, é orgulhoso e auto-suficiente. Não pode ser edificado.

Nossas Opiniões

Não é necessário nenhum tipo de submissão às opiniões e gostos pessoais do discipulador. Há casos em que o discípulo fica parecido com o discipulador, mas isto é algo espontâneo, fruto da convivência, do andar junto. Não é imposição, uma cobrança. Pedro era diferente de João, de Tiago e de André, mas todos eram discípulos de Jesus.

O que acontece com um novo convertido, torcedor do Fortaleza, que vai ser discipulado por um irmão torcedor do Ceará (pode ser São Paulo e Palmeiras, Flamengo e Vasco, Vitória e Bahia, Curitiba e Atlético, Remo e Paysandu, Grêmio e Internacional)? Enfim, opiniões e gostos diferentes. O discípulo não precisa mudar de time ou começar a gostar de comer o que antes não gostava. Isto não é discipulado!

 

3D Livro - Ide e Fazei Discipulos

 

Extraído do Livro “Ide e Fazei Discípulos” – Abe Huber & Ivanildo Gomes, MDA Publicações, 2012.

Se você desejar saber mais sobre o assunto, clique na imagem e adquira nossos produtos.