Três princípios para uma transição bem-sucedida

transicao-igreja-mda-770x470Eu treinei e observei igrejas que falharam em sua transição para igreja em células. Eu também tive o grande prazer de testemunhar igrejas que fizeram todo o caminho para uma igreja em células totalmente funcional. As igrejas que fizeram a transição com sucesso seguem certos princípios fundamentais:

1. Compromisso do pastor principal. É possível ter uma “igreja com células” sem o contínuo envolvimento e comprometimento do pastor principal, mas não é possível ter uma igreja em células. O pastor principal deve guiar a visão do início ao fim. Isso significa envolvimento pessoal no ministério celular—guiando a primeira célula, treinando os primeiros líderes de célula, e permanecendo apaixonado pela igreja em células a longo prazo. Eu aconselho os pastores a não começarem a visão da igreja em células até contarem o custo e estarem dispostos a se manterem lá pelo longo período de tempo.

2. Compromisso da equipe de liderança. Muitos pastores falham aqui. É importante que o pastor principal guie a equipe de liderança (paga ou não paga) através do processo de transição. Em meus seminários, eu falo para os pastores principais pedirem por um “orçamento de Starbucks” durante o período de pré-transição para conquistar os agitadores da igreja e para construir a equipe de liderança. Eu me lembro de uma igreja que me pediu para treiná-la através do processo, e eu tentei por um ano. A transição eventualmente falhou porque o pastor principal falhou em convencer os principais membros da equipe pastoral. Um membro em particular atrapalhou o processo criticando a igreja em células e promovendo seu próprio programa. O pastor principal não queria causar “problemas” e eventualmente decidiu não ir até o fim. Desenvolver a equipe de liderança para guiar o processo de transição é fundamental para uma transição para um ministério baseado em células de sucesso.

3. Estratégia para transição planejada. Aqueles que não conseguem planejar, planejam para falhar. A maioria das igrejas iniciam um grupo piloto, que o pastor sênior lidera. Alguns fazem diferente, mas todos têm uma estratégia clara de se tornar uma igreja em células, contaram o custo, e estão dispostos a fazer sacrifícios a longo prazo para se tornar uma igreja em células. Lembre-se que muitas vezes leva entre 4 e 6 anos para fazer a transição de uma igreja convencional para a estratégia da igreja em células.

Você está disposto a seguir esses três princípios fundamentais?

Sobre o Autor:

É uma das maiores autoridades mundiais sobre o movimento de igrejas em células. Tem PhD em crescimento da igreja pelo Seminário Teológico de Fuller. Foi missionário no Equador.

Fonte: www.revistamda.com

, Artigos

Artigos do seu Interesse